Protetores solares e suas relações com a química



Vamos começar conhecendo um pouco melhor a radiação solar, que nada mais é do que radiação eletromagnética. Não ajudou muito não é? Pois bem, esse tipo de radiação é uma junção de um campo elétrico e magnético, responsável pelo transporte de energia e a vibração desses campos resulta na formação de ondas eletromagnéticas. Os comprimentos dessa onda classificam a luz emitida pelo sol. Vamos analisar a figura abaixo para compreender. 
Fonte; VIII SIMPEQ, A Química dos Protetores Solares, 2008.

Conhecendo um pouco dos efeitos do infravermelho, visível e ultravioleta quando em contato com nossa pele. O infravermelho, localizado entre 700 nanômetros e 1 milímetros, quando atinge a camada mais profunda da pele, camada de hipoderme, é responsável pelo aumento da circulação do sangue e o metabolismo celular é acelerado. O visível, localizado entre 400 a 700 nanômetros alcança além da hipoderme a derme também, fazendo com que a melanina seja secretada e os danos causados são poucos por esse comprimento de onda. Ultravioleta alcança até a derme e possui benefícios e malefícios, sendo elas produção de melanina e vitamina D (benefícios) e as células pode sofrer alterações, queimaduras e envelhecimento cutâneo (malefícios). Bom, entendi, mas e qual a relação de tudo isso com protetores solares? Essas loções diminuem os efeitos maléficos da radiação ultravioleta. Tal produto não é recente, umas das primeiras tentativas ocorreu desde 7800 a.C, pelos povos egípcios.  A tabela a seguir, relaciona alguns dos componentes presentes nos filtros solares e suas funções, lembrando que não são todos utilizados em um único frasco do produto.


Já compreendemos um pouco sobre a emissão dos raios solares, componentes e funções dos filtros, porém quando compramos um protetor solar no rótulo tem marcado FSP 15, 30,40 e outros. O que significa esses valores e essa sigla? Fator Solar de Proteção (FSP) indica a quantidade de tempo de exposição ao sol que uma pessoa pode ficar para não causar queimaduras.  Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário. Para saber sobre o assunto acesse os links:


Comentários

Postagens mais visitadas