Sangue falso químico!


Materiais:
- 2 copos plásticos;
- 1 proveta;
- 1 faca;
- água destilada;
- tiocianato de potássio;
- cloreto férrico.

Procedimento:
            Para a realização deste experimento, primeiramente colocamos ao braço uma quantidade de cola tenaz, para criar uma película sobre a pele, a fim de facilitar a realização deste, e esperou-se secar.
            Logo, foi preparada uma solução de 1g de Tiocianato de potássio em 20 mL de água destilada e, também uma solução de 1g de Cloreto férrico em 20 mL de água destilada. Assim, passou com o auxilio de um pincel, a solução de cloreto férrico ao braço, que continha a película da cola, e aguardou-se secar. Finalmente, introduziu a faca a solução de Tiocianato de potássio e passou sobre o braço que continha a solução de Cloreto férrico seca. 

Entenda o que acontece...

            O efeito do contato da solução de Tiocianato de potássio (KSCN) e Cloreto férrico (FeCl3) permite vislumbrar como se estivesse cortando o próprio braço, assim desprendendo o sangue, porém um sangue falso químico.  Assim quando misturamos as duas soluções ocorrem uma reação obviamente, do qual, o tiocianato reage com o ferro, formando o Tiocianato férrico [Fe(SCN)2+], que é a solução vermelha, que parece o sangue.


Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O que acontece se eu ficar com bastante tempo com essas soluções no corpo? Pretendo usar em uma peça teatral, mas tenho dúvidas em relação ao perigo dessas substâncias para a pele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas