O Cheiro da Chuva

Após um período de estiagem nada é mais esperado do que as primeiras gotas de chuva, o frescor, a alívio do clima seco, e aquele cheirinho de chuva. Opa! Cheirinho de chuva? Como? O que ocorre que sentimos este maravilhoso cheiro de terra molhada? Bem, é a Química em ação! Nada mais nada menos do que uma molécula orgânica em especial, a GEOSMINA, uma molécula produzida por algumas bactérias, e em especial da espécie Streptomyces, que se desenvolvem rapidamente com o início da chuva e presente na terra molhada.
     É evidente que o processo que ocorre no início da chuva é extremamente complexo no solo, contudo esta molécula possui este odor característico de terra molhada. Sua molécula é relativamente simples, composta por anéis orgânicos de cadeia fechada e radicais metil e hidroxila.
     A geosmina foi identificada em 1891, porém, somente em 1965 é que a molécula foi isolada para estudos e sua estrutura molecular descoberta, como demonstra a figura. Há pouco tempo é que a biossíntese, sua interação com o meio ambiente, é que foi compreendida pelos pesquisadores, e observou que ocorre um sistema complexo de reações até a sua produção na natureza.
     Uma importância interessante desta molécula é a relação que ela apresenta com camelos! Sim, o professor Keith Chater, observou e relatou que os camelos podem detectar o cheiro de geosmina a quilômetros de distância, e esta funcionalidade no meio do deserto é algo muito bom quando se está com sede! Assim, o camelo pode chegar ao oásis mais facilmente que os seres humanos somente por conseguir detectar a presença desta molécula que é liberada pela terra molhada, interessante né? Então, no deserto fica próximo ao camelo.

    Bem, ao longo deste ano iremos sempre estar postando diversos assuntos interessantes envolvendo o mundo maravilhoso da Química. Até o próximo assunto.

                                       


Comentários

Postagens mais visitadas