Açúcar, Glicose, Sacarose e Carboidratos? Qual a diferença?

Já parou pra pensar a respeito da diferença entre esses nomes: açúcar, glicose, sacarose e carboidratos? Sabe a função que cada um possui?
Bom, se não, então vamos lá...
Primeiramente vos apresento um grupo na cadeia alimentar que recebe o nome de carboidrato, que se trata das biomoléculas mais abundantes na natureza, e que representam cerca de, 75% dos vegetais. Logo, os vegetais são os responsáveis pela obtenção da energia para nossa sobrevivência, por meio da fotossíntese. Assim, todos os legumes, verduras, grãos, frutas e cereais são fontes ricas em carboidratos. 
No qual, o grupo dos carboidratos podem ser classificados como: monossacarídeos, polissacarídeos e dissacarídeos.
Os monossacarídeos são os açúcares mais simples, como a glicose (fabricada pelos vegetais durante a fotossíntese), a frutose (encontrada no mel) e galactose (presente no leite). Já os dissacarídeos são compostos pela junção de dois monossacarídeos, como a sacarose e a lactose (encontrada no leite), mais conhecidas. Finalmente os polissacarídeos, são formados pela união de muitos monossacarídeos, dentre os mais conhecidos estão: amido (fonte de energia). 
 Mas espera aí, você caro leitor, deve estar se perguntando, cadê a diferença entre açúcar, glicose e sacarose, não é mesmo?
Pois bem, agora vai à explicação, a glicose, também chamada por dextrose, é considerado o carboidrato mais importante. Primeiro que ele é transportado pela nossa corrente sanguínea (aí vem o nome ‘’ açúcar do sangue’’), que é utilizado pelo organismo como fonte de energia. Além de ser, um monossacarídeo, como citado anteriormente, que é formado por apenas uma molécula, podendo se transformar em sacarose, se ligado a outro monossacarídeo.
Já a sacarose é formada por uma molécula de glicose e uma de frutose, onde todas as plantas a produzem através da fotossíntese. Ressalta-se que a cana e a beterraba são as únicas plantas que produzem sacarose suficiente para sua produção industrial. A sacarose é comumente chamada de açúcar, e o único adoçante natural encontrado em todas as plantas utilizadas como alimento.
 Agora vamos finalmente, desvendar o que são os açúcares?
Nada mais são do que os carboidratos encontrado naturalmente em todas as frutas e vegetais, e também o principal produto da fotossíntese usado nas plantas para transformar a energia em alimentos. Assim, quando a glicose e a frutose se ligam a planta para originar a sacarose são chamadas de ‘’açúcar’’. Entendeu, agora? 
A palavra açúcar  simplesmente é um termo, que representa toda essa relação existente dentro do grupo dos carboidratos, do qual a glicose e sacarose não passam dos tipos de ‘’açúcares’’ que as compõem.
           Espero que tenha compreendido a diferença, e continue atento para os tipos de alimentos que consome, e para maiores informações, acessem aos links abaixo. Até a próxima leitura...




Para saber mais:





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas