Entrevista com Prof° Dr. Aparecido Junior De Menezes

            Graduado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), do qual durante a sua graduação participou do Programa Especial de Treinamento (PET), e através deste estagiou em laboratórios de Química Orgânica (produtos naturais), além de estagiar no laboratório de Química de alimentos. Mestre em Química, com ênfase em físico-química, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), do qual, atuou na área de polímeros e Doutor em Ciências (físico-química), pelo Instituto de Química de São Carlos – IQSC/USP, no desenvolvimento de novos materiais macromoleculares proveniente de fontes renováveis.          Atualmente é professor adjunto de Química da UFSCAR, campus Sorocaba pelo Departamento de Física, Química e Matemática – DFQM.
            Segundo, nossa conversa, a respeito de ministrar aulas em química, fala que sempre gostou da ideia de dar aula, porém através da participação no PET, que tinha e tem até o hoje o objetivo da formação de recursos humanos para atuação na educação, foi o que também o envolveu a ministrar aulas, e claro que com toda sua formação acadêmica e de pós-graduação o encaminhou para a docência na vida acadêmica.
            Com relação a seu projeto de pesquisa,            decorre sobre a valorização de biomassa vegetal, especificamente a utilização de recursos naturais renováveis como a celulose e o amido (polímeros naturais) para produção de materiais compósitos que apresentem menos impactos ao meio ambiente.  Onde podemos associar a extração e caracterização dessas fontes naturais, para reforço em matrizes poliméricas, por exemplo, sejam essas matrizes poliméricas biodegradáveis ou não.                          
            Questionado, a cerca de que conselho daria a um aluno que desejasse cursar química, ele relata que se o aluno gosta e acredita que tem vocação, dispensa qualquer conselho apenas alerta que obviamente este, poderá encontrar dificuldades em uma sala de aula, assim como em qualquer outra área, mas ressalta a questão de quão importante é o papel do professor em gerar e transmitir conhecimento, e segundo seu ponto de vista é uma sensação prazerosa, de transmitir adiante todo seu conhecimento adquirido ao longo de sua formação.


            

Comentários

Postagens mais visitadas