Bolhas Efervescentes




Materiais e reagentes
-  Óleo de cozinha;
-  Comprimido efervescente de antiácido;
-  Água;
-  Corante;
-  Proveta 150 mL.


Procedimento
         Primeiramente, coloque aproximadamente 30 mL de água na proveta e adicione um pouco de corante da cor desejada. Em seguida adicione mais ou menos 100 mL de óleo de cozinha e espere alguns segundos para que ocorra a separação dos líquidos.  Feito isso, colocar ¼ do comprimido efervescente dentro da proveta.


Entendendo o que acontece na reação
         Bom pessoal, já sabemos que água e óleo não se misturam, são imiscíveis entre si, e isso está relacionado com a sua polaridade. Como os líquidos possuem densidades diferentes a separação é mais eficiente e neste caso é mais rápida. A água é mais densa que o óleo e por isso fica na parte inferior da proveta. Devido a água ser polar e o corante ser solúvel nesta polaridade, o óleo não fica verde, pois ele é apolar.
         Quando colocamos o comprimido efervescente na solução, esse vai para o fundo da proveta e ao entrar em contato com a água libera gás carbônico (CO2). Esse gás por ser menos denso que água e o óleo, sobe e leva junto um pouco da água com o corante, formando essas bolhas verdes que observamos no vídeo. Ao se aproximar da superfície esse gás é liberado para atmosfera e então a água com o corante, e sendo mais densa, volta para o fundo da proveta, ilustrando este efeito visual interessante e bonito.
         Mas do que é feito o comprimido que utilizamos neste experimento, o efervescente? Por que só reage com a água?
         O comprimido efervescente é geralmente composto por ácido acetilsalicílico, bicarbonato de sódio e ácido citrico. O bicarbonato de sódio reage com a água e gera o gás carbônico. A reação a seguir ilustra o que ocorre (não balanceada):

NaHCO3 + H+ → Na+ + H2O + CO2



         Pessoal, fiquem atentos para novas postagens, envolvendo o Universo da Química. Até mais.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas