A Química do chocolate



        Hum, que delícia ! A maioria das pessoas adora o chocolate, mas por quê ? Quais os seus segredos químicos ? Vamos descobrir.
         Basicamente o chocolate é formado quimicamente por uma mistura composta de carboidratos (60%), gorduras (30%), proteínas (8%) e água (2%). Esta composição pode sofrer algumas mudanças em sua composição dependendo do tipo de chocolate. Ele apresenta também pequenas quantidades de elementos químicos, os minerais, tais como: potássio, fósforo, cálcio, sódio, magnésio, ferro, cobre e zinco. E algumas vitaminas essenciais para o nosso organismo: Vitaminas A, B1, B2, B3 e a vitamina E. Um ponto importante a destacar é que a gordura (manteiga de cacau) é essencialmente do tipo saturada e neste caso não aumenta os níveis de colesterol. Temos outras dezenas de substâncias que aparecem no chocolate em pequenas proporções, porém, vamos citar algumas que realmente fazem o chocolate ser apaixonante para inúmeras pessoas, no qual traz as incríveis sensações de bem-estar e de prazer ao ingerir este delicioso doce. Entre estas substâncias, ditas milagrosas, temos:
 CAFEÍNA: Composto molecular C8H10N4O2 de massa molecular 194,19g.mol-1.


         A cafeína está presente no chocolate e os estudos demonstram que está relacionada com a sensação de euforia, pois atua como uma fonte de energia, semelhante ao pó de guaraná. Valem lembrar que a cafeína está presente também no café, em algumas bebidas engarrafadas, como as “colas”, e principalmente os energéticos.

      TRIPTOFANO: Composto molecular C11H12N2O2 de massa molecular 204,23g.mol-1.
         Esta molécula faz parte de um complexo sistema de produção de aminoácidos, é conhecido como neuropeptídio Y, e atua como um neurotransmissor em nosso cérebro que está relacionado com o sistema sensorial, neste caso a sensação de saciedade. Aquela vontade de sempre querer comer mais chocolate é devido a esta molécula ser um precursor de outro aminoácido denominado de serotonina, que pode atuar para elevar a vontade de comer, pois pode aumentar o apetite.


         A serotonina é uma molécula que os estudos demonstram possuir relações com a sabedoria, o sabor, o sexo, o sono, a alegria, a serenidade e o silencio !, interessante né ? Talvez, por isso comemos o chocolate bem quietinho! Sorrimos a toa ! E nos sentimos ótimos!
         Bem, com certeza o chocolate é ótimo ! A sua química, ainda está sendo descoberta, as reações químicas que estas e outras moléculas realizam em nosso organismo ainda são objetos de estudos, e temos muito para descobrir. Contudo, uma coisa é certa ! Chocolate é TUDO DE BOM.

         Até a próxima matéria pessoal...

Comentários

Postagens mais visitadas