Uma Tabela Periódica Interativa!




Um dos maiores dilemas de todo  aluno do Ensino Médio, é compreender para que serve, a  tal da Tabela Periódica. 
Àqueles que já vivenciaram o ensino médio, professores ou profissionais da área de química, sabem da real importância de se entender os elementos químicos, da sua aplicação à determinados conceitos, e da relação que eles podem apresentar em relação à nossa vida.
Atualmente como docente de química, ouço várias indagações a respeito do uso da tabela, e  várias perguntas como essa são feitas (quando introduzo explicações sobre a mesma): Tenho que  saber todos os  nomes desses elementos? 

Assim, refletindo nesses questionamentos e na dificuldade que os alunos apresentam, para relacionar as aplicações que esses elementos apresentam nas suas vidas, o americano, Keith Enevoldsen, criou uma tabela periódica interativa, como o propósito de fornecer mais informações e exemplos de cada elemento químico.

keith Enevoldsen, é físico pela Colorado College, nos Estados Unidos, onde hoje se dedica como engenheiro de Softwares. Inspirado no livro Building Blocks of the Universe ( Blocos de Construção do Universo), de Isaac Asimov, ele elaborou a ''The Periodic Table of the Elements, in Pictures and Words'' (A Tabela Periódica dos Elementos, em Figuras e Palavras).  Logo, essa tabela de forma mais interativa, se encontra disponível em inglês no link abaixo, contando com ilustrações e explicaçãoes de cada elemento respectivamente, além de dar exemplos de onde esses elementos podem ser vistos,

Segundo, sua entrevista à BBC, ele explica:

'' Queria que toda a tabela fosse colorida, como um desenho limpo, que não fosse cheia de números dos pesos atômicos que, para as crianças, não servem para muita coisa''.

''Quero que as crianças saibam que aprender os elementos pode ser divertido''.


Esses são pequenos trechos de sua entrevista, onde ele demonstra toda sua inspiração, que o motivou a criar tal tabela. E vamos combinar, como uma tabela dessa fica impossível não se interessar  por um universo tão vasto e lindo como a química. 

Abaixo os links que vocês poderão encontrar a tabela em:



Comentários

Postagens mais visitadas