Por que as mãos ''enrugam'' após um banho demorado?

Boa noite galera!!!

Depois de um considerável tempo, o blog está voltando à ativa, e  para retomar os trabalhos, segue uma curiosidade aí para vocês...

No final do ano, ou melhor, nas férias de dezembro, a gente sempre procura alguma forma para se divertir, não é mesmo? Sendo assim,  resolvi reunir a galera por aqui e caímos numa piscina. E não é que dentro da água, me fizeram uma pergunta curiosa. Por ser química, eles acharam que podia sanar a curiosidade deles, e então resolvi compartilhar aqui a resposta... Eis a pergunta:

  POR QUE AS MÃOS ''ENRUGAM'' APÓS UM BANHO DEMORADO?

Para entendermos tal fenômeno, devemos ressaltar que, a Epiderme (camada externa da pele) dos dedos é constituída por uma proteína chamada QUERATINA. No qual, esta proteína, conduz uma barreira protetora contra umidade, bactérias e corpos estranhos. Logo, o contato demasiado com a água, favorece às células da epiderme, a absorção da água, de modo que, elas incham,  e para conter o volume de água absorvido, a pele tende a ''ENRUGAR''.

A água do banho ''encharca'' as células que são incapazes de absorver todo  volume  líquido, refletindo na pele o efeito ''murcho''.  Destacando aqui, que a temperatura da água é uma fator importante, pois, se esta estiver muito quente, ocasionará um maior efeito e ressecamento na pele, aumentando a  impressão  de pele enrugada e até mesmo envelhecida. Tais efeitos, aparecem com maior frequência nas mãos e pés, justamente por serem extremidade, onde, concentram mais umidade. O efeito da pele ''enrugada'' é desfeito,  após toda água se evaporar das células da epiderme.
Curioso, né? Mas isso está relacionado a química? 

Se aprofundarmos os estudos, verá que, toda a estrutura contida na queratina são constituídas por estruturas químicas,  e  um mundo de detalhes minuciosos que compõem os estudos desta proteína, presentes em nossas unhas, cabelos, peles, etc.

Se tiverem curiosidades relacionadas ao universo químico ou do dia a dia, sintam-se convidados para mandarem suas perguntas! ;)




Comentários

Postagens mais visitadas