Prêmio Nobel de Química em 2015 !!!


            O ano de 2015 foi o ‘’grande ano’’ para três grandes cientistas da área química, que juntos dividiram o Nobel. São eles, Tomas Lindahl, sueco de 77 anos e pesquisador no Instituto Francis Crick, de Hertforshire (Reino Unido, Paul Modrich,  americano de 68 anos, e que trabalha na Universidade Duke, de Durham (EUA) e Aziz Sancar, turco de 69 anos, que trabalha na Universidade da Carolina do Norte (EUA).
            Os três dividiram os oito milhões de coras suecas (US$ 963 mil) do prêmio em três partes iguais.  Mas o mais importante, porque eles levarão o Nobel? O trabalho responsável pelo prêmio se encontra no descobrimento de mecanismos biomoleculares naturais que reparam erros no DNA, a molécula que detém as informações para o desenvolvimento e funcionamento dos seres vivos.
            O DNA é considerado uma molécula relativamente instável, no qual, sua composição pode ser danificada por raios ultravioleta, através de substâncias tóxicas e pelo próprio processo de duplicação, que aborda uma química sofisticada.
Assim, os cientistas ganhadores do Nobel de química deste ano descobriram mecanismos que são existentes em praticamente todos os seres vivos e atuam como ‘’ caixa de ferramentas’’ naturais para consertar esses defeitos que aparecem espontaneamente.
            Segundo, as entrevistas concedidas a mídia, os ganhadores se demonstraram surpresos, com o prêmio, uma vez que tinham conhecimento que poderiam ser premiadas em outrora, por meio de suas pesquisas, mas não que fosse esse ano.  Sancar, disse que acredita que a decisão para o prêmio foi devido à importância dos mecanismos de reparo de DNA para pesquisas de prevenção e tratamento do câncer.
            Para saber mais sobre os mecanismos de reparo de DNA, e todo o trabalho desenvolvido por tais pesquisadores, acessem ao link abaixo, e mergulhem num universo completamente encantador...




http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/10/trio-que-descobriu-mecanismos-de-reparo-do-dna-leva-nobel-de-quimica.html

Comentários

Postagens mais visitadas