CONSEVANTES ALIMENTARES

Você conhece algum conservante alimentar sem ser o sal? E qual a sua real finalidade?




     Adicionar sal aos alimentos é um procedimento muito antigo e praticado por romanos para conservação de peixes, queijos, azeitonas e camarões.  Com o passar dos anos e o aumento da produção e gama de produtos disponíveis para o consumo humano, houve a necessidade de adicionar substâncias para preservar de danos físicos, químicos e biológicos estes alimentos para consumo posterior. Mas o que seriam esses danos? Um alimento quando preparado, por exemplo, para consumo no dia seguinte apresentará algumas alterações resultados do processo de deterioração sejam elas por luz, agentes biológicos como fungos, bactérias e/ou oxidação. A fim de reduzir esses prejuízos, os danos, passou-se a utilizar os conservantes. Quais são os conservantes mais utilizados e suas finalidades?

Um dos membros responsáveis pela quantidade e quais os conservantes que podem ser utilizados para consumo são a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as organizações europeia. Há um aumento de números de pessoas contrárias ao uso desses aditivos, sendo um dos motivos a reações alérgicas que alguns desses aditivos podem causar. Sendo assim, o Parlamento Europeu criou um sistema de rotulação que indique se há ou não conservantes, e quais são os tipos e sua classificação, possibilitando que o indivíduo faça escolhas entre produtos com ou sem aditivos.
     Alguns comentários sobre o Ácido Sórbico, pouco conhecido pela sociedade. Este ácido é um composto orgânico representado pela fórmula molecular C6H8O2, com formato de cristais ou pó branco, de odor característico, pouco solúvel em água, contudo bastante solúvel em alcoóis. Seu nome segundo a IUPAC é ácido 2,4-hexadienóico, e por ter sido obtido primeiramente a partir do óleo de frutos da sorveira (Sorbus acucuparia), recebeu o nome não oficial de ácido sórbico.
     Como você pôde perceber a química não está presente somente em laboratórios e sim ao seu redor. Deseja saber um pouco mais sobre o assunto?
Acesse:


Comentários

Postagens mais visitadas